Blog

  1. BLOG

ERP: o que é e para que serve

No dia a dia das empresas, tempo é dinheiro e redução planejada de custos significa aumento de lucro.

Com o advento da tecnologia, o tempo gasto para execução de tarefas, possibilitou um aumento muito grande de produtividade, pois, além da redução do tempo gasto pela equipe, muitas funções passaram a ser automatizadas.

Quando se pensa em redução de custos, o investimento em tecnologia possibilitou uma estrutura menor de equipamentos, papéis e outros materiais que acompanham a execução das tarefas.

Em resumo: tecnologia da informação é um dos melhores investimentos que uma organização pode fazer.

 

Afinal, o que é um software ERP?

Um sistema ERP - Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa, é responsável por organizar todo fluxo de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística. Seu objetivo é integrar todo processo administrativo e operacional da empresa, seja ela grande, média ou pequena, para serem tomadas as melhores decisões pelos gestores.

 

Como funciona um sistema ERP?

O Sistema de Gestão Integrada possui vários módulos, escolhidos de acordo com a usabilidade e necessidade de cada empresa.

Alguns módulos são necessários em todo tipo de negócio, como: estoque, produtos/serviços, fluxo de caixa, fiscal, Contabilidade, cadastro de clientes e emissão de NFs, por exemplo. A organização pode também, dar permissão para apenas o setor ter acesso aos módulos que necessita, o que assegura que os usuários não tenham acesso a informações privilegiadas de outros setores e evita-se erros.

 

Vantagens do ERP

São inúmeros os benefícios de possuir um ERP em todos os portes de empresas:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução de erros e fraudes;
  • Segurança do banco de dados;
  • Maior controle de todo processo empresarial;
  • Acesso a todo tipo de informação da empresa por meio de relatórios;
  • Controle de estoques e vendas;
  • Controle fiscal e financeiro para tomadas de decisões;
  • Maior competitividade no mercado;
  • Menor custo de operação da empresa.

 

Principais ERPs do Mercado

TOTVS

A TOTVS é a empresa que detém mais de 50% do mercado brasileiro e está presente em 41 países. Possui sistema ERP para todos os portes de empresas de 11 segmentos: Agroindústria, Construção e Projetos, Distribuição, Educacional, Jurídico, Logística, Manufatura, Saúde, Serviços, Serviços Financeiros e Varejo.

Site: http://totvs.com

 

SÊNIOR

A catarinense Sênior está presente no país há mais de 30 anos, possui mais de 100 mil clientes ativos. Atua nos segmentos de Agronegócio, Alimentos, Manufatura para PMES, Calçados, Atacado e Distribuição, Metalmecânico, Logística, Varejo, Madeira e Móveis, Plástico e Borracha.

Site: https://www.senior.com.br/

 

SAP

A alemã SAP é focada em empresas de maior porte e foi fundada por ex-funcionários da IBM. Mesmo assim, há uma opção do sistema para pequenas e médias empresas, batizada de SAP Business One e atua em todos os segmentos empresariais e subsegmentos como transportadoras, empresas de varejo e indústrias.

Site: https://www.sap.com/brazil/products/enterprise-management-erp.html

 

LINX

A paulista Linx possui 30 anos de mercado, mais de 46 mil clientes e seu foco é o segmento varejista, como de postos e lojas de conveniência, concessionárias, food, moda e acessórios, óticas, farmácias, super e hipermercado, magazines, eletro & eletrônicos, casa & decoração, home centers, telefonia, perfumaria e cosméticos, livrarias e presentes, varejo de serviços, estética e saúde, ensino profissionalizante e idiomas, salões de beleza e spas, lavanderias, entre outros.

Site: http://www.linx.com.br/

 

ORACLE

A norte-americana Oracle é uma das gigantes de ERP do mundo, com mais de 430 mil clientes em 175 países. Oferece soluções completas para startups a grandes corporações, incluindo a versão Cloud (em nuvem).

Site: https://www.oracle.com/br/index.html

 

 

Dicas de ERPs online para pequenas empresas

CONTAAZUL

A startup ContaAzul tem apenas 6 anos e está entre os maiores players do mercado de EPR Online com 800 mil empresas que já utilizaram o sistema e possui planos a partir de R$ 69,00 mensais.

Site: https://contaazul.com/funcionalidades/sistema-erp/

 

BLING

A Bling também é uma startup focada em micro e pequenas empresas. Possui módulos para controle de caixa, e-commerce, serviços, finanças, cadastros, integração com os Correios e etc., com planos a partir de R$ 25,00.

Site: https://www.bling.com.br/

 

BETALABS

A Betalabs foi fundada por empreendedores de apenas 21 anos e se tornou uma das grandes apostas de ERP Online, focada em pequenos negócios. Conta com módulos específicos para estoque, vendas, operações, financeiro, notas fiscais e gestão estratégica.

Site: https://betalabs.com.br/sistema-erp-cloud/

 

Toda empresa, deve ter o controle dos seus dados na palma da mão. Com dados, você e sua equipe possuem informações. Informações trazem o conhecimento. E com conhecimento, os administradores serão capazes de aproveitar as oportunidades. Um sistema só ajudará muito neste processo.

 

A RCS Contabilidade já trabalha em módulos contábeis de ERPs de clientes e pode afirma com segurança, que a eficiência proporcionada pelos programas são perceptíveis.


Imagem: Adobe Stock

Compartilhar: