Blog

  1. BLOG

Benefícios da contratação de uma consultoria financeira para sua empresa.

Em qualquer ramo de atuação, não é difícil encontrar um empreendedor que em alguma fase do negócio – concepção, durante as atividades, expansão ou encerramento – nunca passou por momentos difíceis no fluxo de caixa da empresa, seja pelo atraso no pagamento por parte dos clientes, seja por gastos não planejados ou até mesmo por causa da crise econômica.

São nestas fases, que o planejamento financeiro empresarial faz toda diferença. A análise financeira permite que se tome decisões importantes em situações que são cruciais para a saúde do empreendimento. É um trabalho que exige um conhecimento e experiência técnica de um consultor financeiro que deve ser selecionado com certo cuidado.

 

Consultoria financeira: o que é?

Por meio de uma auditoria financeira sucinta, o consultor faz um diagnóstico da situação atual do fluxo, por meio da chamada contabilidade de custos, onde terá dados para cortes, alocações de esforços e possibilidade de investimentos futuros, para um retorno maior de lucro.

Somente com o levantamento de dados, é possível propor melhorias, soluções e implementar um planejamento e controle financeiro em uma empresa e é exatamente este ponto que faz com que boa parte dos negócios, segundo estudos do Sebrae, quebrem tanto nos seus primeiros anos de vida, quanto durante uma baixa nas vendas. Sem citar que uma desorganização dos números monetários também é responsável por encerramento das atividades.

A melhor forma de ter um negócio saudável é contratar um assessor financeiro na concepção do empreendimento, que irá dar as diretrizes para a expansão. A consultoria financeira é recomendada para todo porte (pequenas, médias e grandes empresas), que tenha tempo de mercado (pouco ou muito), ramos de mercado variados (produtos ou serviços).

Uma das formas de se saber facilmente se o seu negócio próprio necessita de um controle financeiro empresarial feito por um profissional da área é respondendo o seguinte questionamento: você é capaz de saber os dados corretos do fluxo de caixa da sua empresa de maneira instantânea? Se a sua resposta for “não consigo de forma instantânea”, acabou de aprender a importância do planejamento financeiro empresarial.

 

As 5 etapas do planejamento financeiro empresarial

  • Diagnóstico: conforme dito anteriormente, é a fase onde os dados e informações são captados;
  • Plano de Ações: neste momento, são definidos como será executada cada tarefa, quando, por quem e por quanto tempo;
  • Implementação: é a fase da execução propriamente dito, realizado pelos consultores e gestores da empresa;
  • Acompanhamento: o controle financeiro é monitorado e se necessário, são realizadas revisões e adequações;
  • Conclusão: mensuração dos resultados e finalização do serviço. 


Tipos de consultoria financeira empresarial

Durante a fase de implantação de um plano financeiro na empresa, alguns pontos importantes são analisados, como:

  • São verificadas as despesas, receitas, custos, quais produtos ou serviços geram mais lucros e/ou prejuízos (fluxo de caixa);
  • Estruturação de planilhas de controle financeiro empresarial, bem como de um sistema integrado (ERP);
  • Precificação dos produtos e serviços de maneira correta, de forma que possa gerar apenas retorno financeiro para o caixa;
  • Consultoria financeira voltada para investimentos tais como aplicações financeiras com maior liquidez.

 

A RCS Contabilidade, situada em BH, possui parceiros experientes para realizar o plano financeiro de sua empresa, além de uma vasta experiência de seus profissionais nas áreas contábil e fiscal. Seja mais um cliente satisfeito, fazendo o primeiro contato conosco.

 

Você pode se interessar por outros assuntos relacionados a finança, contábil e fiscal para se informar mais sobre como ter melhor retorno em forma de lucros:


Imagem: Adobe Stock

Compartilhar: