Simone

  1. Simone

Descubra os melhores métodos para controlar suas receitas e despesas

Uma das principais dificuldades encontradas por empresas, independentemente do seu porte, diz respeito sobre como controlar suas receitas e despesas.

Para exemplificar tal cenário, um estudo feito pelo Sebrae, em 2018, apontou que 25% das empresas brasileiras fecham em até dois anos. Dentre os diferentes motivos que influenciaram no fechamento destes negócios, encontra-se os problemas financeiros.

Sendo assim, entender quais são os métodos para controlar suas receitas e despesas é fundamental na vida de uma empresa. Acompanhe o nosso artigo e descubra como manter o seu negócio financeiramente saudável!

 

Qual a importância em controlar receitas e despesas?

O Estudo de Sobrevivência das Empresas, também feito pelo Sebrae, aponta quais são os principais fatores que influenciam no fechamento de uma empresa. São eles:

?        Planejamento;

?        Capacitação;

?        Gestão;

O que podemos concluir com tal cenário? Que, dentre os diversos fatores que podem levar uma empresa à falência, uma gestão financeira ineficiente pode ser o pontapé inicial para uma série de problemas.

Desta maneira, saber controlar bem todas as receitas e despesas de um negócio torna-se fundamental para que ele não somente sobreviva em um mercado altamente competitivo, como também cresça.

Além disso, precisamos concordar que uma boa gestão financeira vai muito além do que apenas saber tudo o que entra e sai da sua empresa. É tal controle que vai abrir a porta para investimentos e manter uma empresa saudável.

 

Quais são as ferramentas para controlar receitas e despesas?

Uma empresa pode utilizar inúmeros métodos para controlar suas receitas e despesas. É de extrema importância que todo empresário conheça todos os recursos disponíveis para que o seu negócio cresça com saúde.

Portanto, conheça agora algumas das ferramentas para manter a vida financeira da sua empresa organizada:

 

Contrate uma contabilidade

Muitos gestores encontram infinitas dificuldades na hora de organizar todas as finanças da sua empresa.

Diante de uma grande quantidade de compromissos e tarefas, manter o setor financeiro do seu negócio organizado parece ser uma tarefa impossível.

Entretanto, contar com o auxílio de um serviço profissional especializado no assunto, como uma contabilidade, é uma alternativa bastante assertiva.

Profissionais contábeis experts em controle financeiro possuem um papel fundamental dentro de uma empresa. Além de manter as suas finanças devidamente organizadas, ajudando assim para que ela esteja em dia com as suas obrigações, é possível cortar gastos desnecessários, resultando em um maior lucro para um negócio.

Portanto, não pense duas vezes antes de entrar em contato com a RCS Contabilidade para saber mais sobre os nossos serviços e como nós podemos ajudar a sua empresa!

 

Fluxo de caixa

Uma das ferramentas mais conhecidas e usadas quando falamos em gestão financeira é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é responsável por registrar todas as movimentações financeiras de uma empresa. Ou seja, por meio dele, um gestor tem conhecimento sobre todas as entradas e saídas que acontecem em um negócio.

Sendo assim, ao utilizar um fluxo de caixa na sua empresa, é possível ter um melhor controle sobre suas receitas e despesas. O que, além de contribuir para o correto entendimento do momento financeiro vivido por uma empresa, evita o atraso nos pagamentos e mantém um negócio em dia com todas as suas responsabilidades financeiras.

Viu como um bom controle financeiro é fundamental para a vida de uma empresa? Não deixe de buscar alternativas para manter o seu negócio saudável.

Entender e praticar o controle sobre suas receitas e despesas é uma das características que formam uma empresa de sucesso.

Não deixe de acessar o nosso blog, lá há mais conteúdos para você. Aproveite e confira o nosso artigo Está com dificuldades para abrir a sua empresa? Veja como nós podemos te ajudar!

Curta as nossas redes sociais e compartilhe nosso material com os seus conhecidos e familiares! No caso de dúvidas, deixe nos comentários! Será um prazer poder te ajudar!

Compartilhar: