Simone

  1. Simone

Como manter minha empresa viva em meio à crise do coronavírus?

O mundo vive uma situação que, para a maioria das pessoas, é inédita. A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de toda a população e dos empresários. Dessa forma, é de extrema importância descobrir meios para manter uma empresa viva em meio à crise do coronavírus.

Diante de todas as mudanças resultantes da pandemia, as empresas devem buscar alternativas para manter os seus serviços ativos.

E também se adaptar às recomendações dadas pelo Ministério da Saúde e, entendendo a nova configuração de mercado, sobreviver à crise.

Sendo assim, confira algumas dicas para manter a sua empresa viva em meio à crise do coronavírus.


O financeiro é essencial

Não é difícil perceber que o cenário atual é de preocupação e  que esta se alastra por todos os setores da sociedade. Basta ler as notícias para entender um pouco da crise que o mundo está vivendo.

Muitas empresas estão parando as suas operações por completo. Outras, diminuindo o seu expediente. Mas nem todas podem adotar estas medidas.

O principal impacto que esta crise gerará para as empresas estará no fluxo de caixa, na gestão do financeiro. A diminuição na entrada de dinheiro, consequência da redução no faturamento, é praticamente certa para muitas empresas.

Aquelas  empresas que entendem que devem e têm permissão do governo para  permanecerem ativas, diante do problema, devem adotar medidas que contribuam para a preservação do saldo em caixa e amenizem o prejuízo.

Manter a sua empresa viva neste período é melhorar a gestão do seu financeiro através da mensuração do movimento de entrada e saída de dinheiro e saldo remanescente, ou seja, ter e manter um relatório dinâmico do fluxo de caixa.

O Fluxo de caixa é o coração da gestão do financeiro. Com ele você poderá controlar o caixa, os bancos, as contas a pagar e a receber, se haverá recursos para todos os pagamentos, o que negociar, e onde buscar mais recursos. 

Com o fluxo de caixa atualizado, você, empresário, tomará decisões mais assertivas. Reduzirá despesas. Otimizará seus resultados.

 

O capital humano é muito essencial

Muitas empresas estão tendo que escolher uma das  alternativas propostas pelo governo  para preservar a saúde,  o bem-estar e o emprego dos seus empregados.

O que a grande maioria das empresas está fazendo?

Algumas estão dando  férias coletivas ou mesmo individuais, outras estão colocando os empregados em  trabalho remoto ou home office. Há aquelas  que estão reduzindo a carga horária de trabalho e consequentemente os salários. Outras estão suspendendo o trabalho por até sessenta dias.

A RCS pode ajudá-lo a ter ou analisar seu fluxo de caixa, poderá ajudá-lo na melhor escolha para a preservação de seus empregados. Podemos garantir a saúde financeira e humana do seu empreendimento.

Entre em contato conosco!

Compartilhar: