Simone

  1. Simone

A importância da contabilidade durante a crise da pandemia

O cenário atual do nosso país e do mundo está cada vez mais cheio de mudanças e incertezas. A saúde foi mundialmente afetada com a pandemia da COVID19, e, a fim de desacelerar o contágio e diminuir o impacto do corona vírus na vida das pessoas e no sistema de saúde de todos os países, autoridades do mundo inteiro adotaram o isolamento social enquanto buscam avanço em estudos e pesquisas que combatam o vírus, além de ganharem tempo para tentar  organizar seus recursos médicos.

 

Se por um lado a saúde se beneficia das medidas de isolamento social, por outro a economia sofre grande declínio no mundo todo, e, no Brasil, diversos municípios decretaram fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, o que afetou significativamente a vida de empregadores e empregados.

 

Mas e agora, o que fazer? Como o empreendedor vai conseguir permanecer no mercado diante de tanta instabilidade?

 

Não existe uma fórmula mágica para essa questão, mas o que se sabe é que este é o momento de inovar e se reinventar, além de ser fundamental ter uma gestão com maior controle e proximidade do gestor com suas informações financeiras, seus clientes, fornecedores, equipe e contabilidade. Este último é um grande aliado nessa fase de crise, em que decisões precisam ser analisadas e tomadas cuidadosamente.

 

A contabilidade se torna importante parceiro nesse momento, pois ela vai te orientar em situações importantes para a manutenção do equilíbrio da sua empresa, te auxiliando na tomada de decisões em tempo real, da saúde financeira do seu negócio, trazendo orientações valiosas para esse momento, como previsões de caixa, necessidade de estoque, alterações de prazos de pagamento/ recebimento, adiantamento de férias e demais decisões sobre os funcionários.

 

Além disso, o Governo Federal junto com outras instituições financeiras como bancos públicos e privados, vem lançando uma série de medidas de apoio ao empreendedor durante esse momento de crise, como medidas provisórias para manutenção do emprego e demais créditos e financiamento com juros mais baixos e pagamento facilitado, fora do escopo habitual. A contabilidade estuda profundamente essas medidas para, caso você precise recorrer a alguma delas, saiba qual se encaixa melhor em sua realidade e como solicitá-las.

 

Portanto, nesse momento em que você precisa de orientações claras e precisas, além de  apoio para tomar suas decisões com tranquilidade, recorra à sua contabilidade para obter essa ajuda, ela é quem deve te orientar da melhor maneira durante os tempos de crise.  

 

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Estamos sempre compartilhando informações e dicas para você e seu negócio.

 

 E, se precisar de ajuda, é só nos chamar! Temos uma equipe experiente e capacitada pronta para te atender. 

Compartilhar: