Simone

  1. Simone

Controle financeiro empresarial para tentar superar a crise do Corona Vírus

A crise econômica em virtude do isolamento social para prevenção da COVID19 está crescendo cada vez mais e, infelizmente, sem um prazo para acabar, já que com a presença do vírus no nosso meio, o padrão de consumo deve mudar para uma realidade bastante diferente.

 

 Muitos empreendimentos estão sendo afetados pela crise, principalmente as micro e pequenas empresas, que representam mais de 6 milhões dos CNPJ’s do país, e, tentar se manter “de pé” em um cenário tão complicado como esse não é tarefa fácil, pois não existe fórmula mágica, o que é necessário é muita calma, decisões bem pensadas, inovar e reiventar o seu negócio, além de um rigoroso e completo controle financeiro!

 

Algumas dificuldades como uma queda no faturamento, incertezas sobre o futuro, administrar a folha de pagamento em meio a baixa financeira e atraso nos pagamentos já são esperadas, e, por isso, é importante que o empreendedor esteja preparado para quando elas acontecerem, pois calma e tranquilidade são essenciais para pensar com mais clareza a organizar “ a casa e as finanças” no que for necessário.

 

Para que o controle financeiro seja efetivo durante esse tempo de mudanças, é de extrema importância que você faça uma projeção dos seus gastos, mesmo que a incerteza faça parte do cenário atual. Por isso, tente ao máximo fazer essa projeção de todas as suas despesas para os próximos meses, assim você terá uma noção do quanto irá precisar para arcar com seus compromissos financeiros, e se prepara para o pior cenário, para que seu planejamento seja efetivo e realista.

 

Com a suas despesas futuras projetadas, é hora de começar a reorganizar as finanças. Portanto gaste apenas o essencial e segure os investimentos, o momento é de cautela. Dentro das suas possibilidades, escolha priorizar a pagamento do salário dos seus colaboradores, e prorrogue as outras coisas. Faça uso das medidas emergenciais para manutenção do emprego, como suspensão de contratos, redução de salários e carga horária, ou ainda antecipe férias e feriados.

 

Outras medidas importantes que podem ser amplamente utilizadas para auxiliar no controle financeiro durante a crise da pandemia é negociar prazos e pagamentos com seus fornecedores, além de adiar o pagamento de impostos de acordo com as medidas lançadas pelo Governo ou até mesmo recorrer a uma linha de crédito para capital de giro. Várias instituições financeiras estão fazendo esse financiamento de maneira bastante facilitada. Informe-se junto ao seu banco.

 

Além de organizar suas finanças, reinvente-se! Venda vouchers com valores promocionais e um prazo de uso extenso. Faça promoções para acabar com seu estoque que pode ficar parado,  use a internet para vende-lo e adote um sistema de delivery, seja próprio ou por meio dos aplicativos de entrega!

 

Prepare-se para a retomada. Vale lembrar que estamos entrando em um novo cenário, portanto todas as empresas terão que se adaptar às mudanças. Estude o mercado e veja como o seu empreendimento pode se adequar ao “novo normal’.  

Compartilhar: