Simone

  1. Simone

Saúde mental e emocional nas empresas durante a pandemia

Toda a incerteza e cenário de crise que estamos vivendo já trazem por si só uma série de preocupações e prejuízos sociais e financeiros. Com o sentimento de pânico e estresse em relação ao mercado, fica muito difícil conseguir manter o equilíbrio emocional.

 

Além de todo o dano físico que o vírus provoca, com graves sintomas respiratórios, e , infelizmente muitas vezes sendo letal, a Pandemia do Covid19 tem afetado as pessoas como uma perigosa ameaça à saúde mental tanto dos empreendedores como dos seus colaboradores, que ficam ansiosos e preocupados com o futuro de seus empregos e remuneração.  A situação ainda se agrava com a falta de prazo e perspectiva de melhora do cenário, uma vez que até que a ciência consiga desenvolver um remédio eficiente para o tratamento da Covid19 ou mesmo uma vacina segura, o vírus continuará circulando em todo o mundo.

 

O cenário do país está cada vez mais caótico, pois estamos lidando com uma pandemia que já infectou mais de 1 milhão de pessoas no país e que já provocou 60 mil mortes. O que gera ainda mais pânico e estresse em todas as pessoas, e, até o momento, os medicamentes divulgados como possivelmente eficazes na cura do vírus não passam de especulações ou estudos incompletos pelo pouco tempo de aplicabilidade dos testes. Portanto, por hora, a maneira mais eficiente e recomendada de nos protegermos tem sido o isolamento social (para aqueles que podem fazê-lo), o uso de máscara e a correta higienização das mãos, dos ambientes e dos objetos com os quais temos contato.

 

Diante de tantas incertezas, crise financeira, estado de calamidade pública, despesas se acumulando e grandes preocupações, é claro que a saúde mental do profissional e do empregador fica afetada e daí vem a importância de cuidar da mente e do emocional, antes de acontecerem casos graves de ansiedade, depressão, pânico ou comportamentos compulsivos.

 

O ideal é tentar manter alguns hábitos saudáveis e importantes que possam te auxiliar na manutenção desse bem estar mental, como por exemplo tentar manter a rotina, mesmo que você esteja em isolamento social fazendo home office, manter-se conectado com as pessoas, mesmo que somente on line - colegas de trabalho, família e amigos pessoais.

 

Movimente-se! Tente praticar exercícios físicos, ainda que em casa. Existem muitos vídeos gratuitos no Youtube com orientações de atividade física feitos por bons profissionais.  Evite acessar tantas informações sobre o assunto, pois isso tende a nos deixar confusos e assustados. Acesse apenas o essencial e importante para manter-se informado, e sempre cheque as fontes. Corra das fake news!

 

E por último, entenda que você não está sozinho. Já existem muitos grupos nas redes sociais de empreendedores da mesma área para discutir o assunto, buscar possíveis soluções e fomentar discussão que contribua para diminuir o impacto dessa crise nos negócios, além de uma extensa rede de solidariedade acessível em vários canais virtuais. Cuide-se!

 

Nós vamos sair dessa, e quando isso acontecer é muito importante que você esteja bem!

Compartilhar: