Crie preços atrativos e realistas para seus clientes com o método de Custo de Mercadoria Vendida
Cada vez mais, as empresas procuram melhorar seus processos de produção.
Os clientes têm se tornado mais exigentes, fazendo com que as empresas estejam sempre buscando a sofisticação da manufatura e entreguem um maior valor.
Por esse motivo, é muito importante definir um preço justo e realista, de acordo com seus gastos no desenvolvimento de produto.
O Custo de Mercadoria Vendida pode te auxiliar nas suas próximas decisões e estratégias, a fim de melhorar seus preços, sua clientela, seus gastos e até mesmo a clareza e tomadas de decisões.
Quer saber um pouco mais sobre esse método? Então fica comigo até o final deste artigo.
Custo de Mercadoria Vendida: o que é isso? Posso fazer aqui na empresa?
O Custo de Mercadoria Vendida é um cálculo que interfere diretamente no cálculo do lucro líquido.
O cálculo do CMV leva em consideração:
- o custo da mercadoria comprada;
- o capital aplicado em processos de logística;
- o custo com a aquisição de insumos e matérias-primas.
Através do CMV, você entenderá qual o seu lucro e, consequentemente, perceberá se seu preço está dentro dos conformes, de acordo com seus gastos em todo o processo na entrega do produto.
Para fazer esse cálculo, pegue o Estoque Inicial (EI), some com o valor de compras dentro de um período (C) e subtraia com o Estoque Final (EF).
Esse é o cálculo CMV por saldo monetário, ou seja, com o conhecimento dos gastos realizados:
CMV = EI + C - EF
Vamos colocar essa fórmula em prática, então.
Suponhamos que, neste mês de Janeiro, eu tenha um estoque de R$ 1.000,00. Para continuar as vendas num período de 30 dias, gasto mais R$ 2.500,00 no mesmo produto.
No final de Janeiro, ainda tenho R$ 2.000,00 em estoque de determinado produto. No cálculo, ficaria desta forma:
CMV=1.000+2.500-2.000
CMV = 1.500
Esse valor do Custo de Mercadoria Vendida representa os gastos para dispor daqueles produtos, até mesmo do seu espaço de armazenamento, que você efetuou a venda.
Caso os produtos vendidos não apresentem um valor igual ou superior ao resultado desse cálculo, significa que a precificação do seu produto está equivocada e deve ser reavaliada.
Com os dados obtidos através do Custo de Mercadoria Vendida, você entenderá se aquela negociação e venda de produto está sendo lucrativa e relevante para sua empresa.
Gastar um valor alto na produção de uma mercadoria e não conseguir vendê-la, fazendo com que ocupe um espaço de armazenamento, que poderia ser utilizado para guardar produtos que seriam vendidos mais rapidamente, é uma má gestão de espaço e de capital.
Além disso, é possível se atentar a gastos e investimentos desnecessários em certos processos e procedimentos, visto que o retorno financeiro que aquele produto te rende não é proporcional ao capital investido nele.
A seguir, listamos algumas vantagens que o cálculo do Custo de Mercadoria Vendida pode te proporcionar.
1. Dados assertivos, organizados de maneiras eficientes
O Custo de Mercadoria Vendida pode ser feito de tempos em tempos, ou periodicamente, o que é mais viável e eficaz.
Realizando a checagem desse dado, você consegue entender claramente quais os gastos envolvidos na produção e armazenamento de um determinado produto.
Com essa disposição de dados atualizados periodicamente, é possível economizar tempo e melhorar a tomada de decisões.
2. Criação de preços relevantes e realistas
Sabendo exatamente qual o custo que você tem para dispor de determinado produto, é possível criar um preço realista, que engloba todos esses gastos, além do lucro naquela operação.
Mas cuidado: algumas despesas não devem ser incluídas, como:
- impostos deduzidos sobre o faturamento;
- saídas administrativas, como conta de telefone, aluguel do espaço, ou internet;
- despesas operacionais ou de frete;
- passivos financeiros, como empréstimos e juros; e
- comissões.
3. Melhoria de processos e tomadas de decisões
Com dados apurados efetivamente, seu poder de decisão será muito maior, do que não ter clareza dos gastos da sua empresa.
É preciso investir na melhoria de tomada de decisões e na sofisticação de processos.
O CMV oferece dados relevantes para deixá-lo atento quanto aos seus gastos, por isso te dá maior segurança e visão, para criar estratégias eficientes e continuar o desenvolvimento empresarial de forma eficaz.
Contabilidade é também a melhoria de processos empresariais
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