Todo mundo sabe que o Brasil possui uma legislação tributária extremamente complexa, com particularidades e burocracia que tendem a tornar bastante difícil essa prestação de contas com o fisco. Diante disso, faz-se indispensável que o empreendedor possua uma gestão fiscal organizada e eficiente, facilitando a sua vida e evitando eventuais penalidades tributárias.

A gestão fiscal feita de maneira correta proporcionará uma quitação de impostos da forma certa, atendendo as demandas tributárias, trazendo organização financeira para seu empreendimento e, consequentemente, um bom desempenho econômico. E para que o seu negócio tenha essa gestão efetiva e produtiva, é necessário ficar atento a algumas situações extremamente importantes.

O primeiro passo para uma boa gestão tributária é conhecer os tipos de nota fiscal que contemplam o seu negócio e suas regulamentações, lembrando que há a legislação local , tanto de esfera estadual como municipal, e, para atender as exigências correspondentes ao seu empreendimento, é imprescindível que você conheça essas normais gerais e as específicas.

Contar com serviço especializado de contabilidade facilita, e muito, a vida fiscal e financeira da sua empresa. O auxílio de um contador traz uma maior tranquilidade em relação à prestação de conta fiscal, podendo esclarecer eventuais dúvidas e auxiliando na tomada de decisões. Um serviço contábil competente e confiável proporciona ótimas benefícios para o seu negócio, saúde financeira, transparência fiscal e excelente gestão.

Mesmo que você esteja focado no seu “core business” , na satisfação do seu cliente, na gestão estratégica e operacional do seu negócio, ter conhecimento, ainda que básico, sobre contabilidade e legislação tributária é muito importante para te ajudar nessa gestão fiscal eficiente, mesmo que sua empresa possua um serviço de contabilidade confiável e capacitado. Entenda que ter uma noção dos principais impostos, notas e entregas fiscais que contemplam o seu negócio, além de conhecer termos tributários importantes, irá ajudar você a ter uma visão consciente e esclarecedora da sua situação fiscal, te deixando sempre por dentro das atualizações fiscais – que são muitas – e total noção do que acontece no seu empreendimento nessa área tributária.

Uma outra ferramenta que pode auxiliar o seu negócio é um bom ERP – “Enterprise Resource Planning” (sigla em inglês) ou Planejamento de Recursos Empresariais -, ou seja, um bom sistema de gestão que possa integrar todas as áreas e ações da sua empresa, desde gestão de estoque e relatórios gerenciais até gestão financeira e gestão fiscal. Um ERP eficiente pode te ajudar na gestão do seu negócio, tornando tudo mais produtivo e assertivo, reduzindo a possibilidade de eventuais erros e proporcionando uma gestão transparente, processos otimizados, controle financeiro e até aumento do lucro.

Agora que você sabe a importância de uma gestão fiscal eficiente, entre em contato e veja como podemos ajudar você a cuidar melhor do seu negócio. Aproveite o final do ano para se planejar e começar o próximo ciclo do seu negócio com sua gestão fiscal em dia!

Imagem: Freepik

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *