De maneira direta e objetiva, o público alvo de uma empresa é o seu cliente! Ou seja, é um grupo de pessoas que possuem características e interesses em comum e que combinam com o seu negócio.

É muito importante para o negócio e para o desenvolvimento do trabalho, a análise e definição do público alvo, pois através dela é possível determinar  hábitos de consumo, sexo, idade, profissão, interesse, localização, entre outros fatores.

Definir esse público-alvo parece óbvio, já que a maioria dos negócios possui consumidores muito bem definidos por si só, como por exemplo lojas, artigos esportivos, games, brinquedos, etc. Entretanto, na prática, para que essa definição de público-alvo seja feita de maneira mais assertiva possível, as coisas não são tão simples assim.

A definição do público-alvo é uma etapa essencial e obrigatória do seu plano de negócios, ou seja, deve ser elaborado bem antes do início das atividades. Mas se você não fez isso de maneira completa antes de abrir as portas não se desespere, aproveita para revisar seus planejamentos e refaça essa análise de público – alvo.

O mais importante nesse processo de identificação dos seus clientes é prestar atenção em todos os detalhes. Quanto mais características comuns conseguir listar entre seus clientes, mais específico será o seu foco e maior será a chance de sucesso de suas ações.

Depois de definir qual é o seu público, você precisa localizá-lo, claro! Para isso, liste toda a informação sobre ele, coisas como idade e até mesmo seu grupo político. Assim fica mais fácil traçar as melhores estratégias para chegar até o seu cliente!

Vale lembrar que algumas vezes, mesmo com todo cuidado de análise e definição, é necessário reavaliar o seu público-alvo, e um dos fatores disso pode ser a queda do faturamento. Esse pode ser um sinal de que a sua estratégia não está mais atingindo quem deveria. Nesse caso vale uma boa observação de mercado no seu setor de atuação. Se o comportamento do público mudou, esse é um bom motivo para que sua empresa reavalie a definição de clientes e trace novas estratégias para lidar com eles.

Mas lembre-se, independente de qual seja o seu negócio e o seu público alvo, é importante destacarmos que o cliente tem sempre razão, ele é o termômetro que irá mostrar se o público definido por você é realmente o seu cliente, que tem afinidade com o seu negócio e que irá consumir o seu produto/serviço constantemente. Por isso, fazer um acompanhamento periódico com pesquisas e monitoramento do comportamento e preferências dos seus clientes pode ajudar você a sempre direcionar as suas estratégias de maneira a alcançá-los com assertividade. Assim, todo o seu trabalho e planejamento terá um melhor resultado.

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Imagem: Freepik

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